Turismo mundial pode crescer até 4% em 2019

Publicado em 22/01/2019

O turismo internacional crescerá entre 3% e 4% no mundo em 2019, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU voltada à promoção e ao desenvolvimento do setor no mundo.

No ano passado, o turismo internacional cresceu 6% em relação ao ano anterior, totalizando 1,4 bilhão de chegadas de turistas nos países. Os números superaram a expansão de 3,7% na economia global, apontou a OMT. Apesar do resultado positivo, as Américas estão na lanterna do crescimento, com 3% de alta no período 2017/2018. O número segue tendência histórica do continente (2% a 3%). Entre 2017/2018 a América do Sul registrou aumento de 3,2%, enquanto no período anterior – 2016/2017 – o crescimento foi de 9%.

Em 2010, a agência previa que o turismo internacional só atingiria 1,4 bilhão de pessoas em 2020. Agora, a expectativa da OMT é que, em 2030, as chegadas internacionais cheguem a 1,8 bilhão. Em nota, o georgiano Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, disse que o crescimento econômico mundial mais forte, o aumento na oferta de passagens aéreas mais baratas, as mudanças tecnológicas e a maior facilitação de vistos aceleraram o crescimento do setor nos últimos anos.

Em relação às perspectivas para 2019, a OMT ponderou que a estabilidade dos preços dos combustíveis tende a se traduzir em viagens aéreas mais baratas. A conectividade aérea também melhora em muitos destinos, facilitando a diversificação dos mercados de origem. Por outro lado, a desaceleração econômica global, as incertezas relacionadas ao Brexit e as tensões geopolíticas e comerciais podem levar parte dos investidores e turistas a esperar uma melhora no cenário antes de viajar.

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

O jornal Em Foco Turismo é uma publicação da Em Foco Mídia
© Copyright Em Foco Turismo. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX