“A história de vida é uma viagem com bilhete aberto. Os pontos de chegada são muitos, alguns muito próximos e outros tão distantes como nunca se imaginou chegar.” (CÁCERES)
O interesse público no privado parece ser tão antigo quanto o turismo. Mas, nas últimas décadas, a memória tem sido objeto de estudo e análise das mais diversas áreas do conhecimento e houve um aumento significativo da produção de biografias nos mais diversos suportes como as cinebiografias.
O dinâmico mercado turístico acompanha essas novas tendências de consumo e mudanças comportamentais do consumidor. Nesse cenário tem surgido o turismo biográfico: um tipo de turismo cultural motivado e formatado a partir da biografia (vida e obra) de grandes personalidades mundiais.
A história de vida de personalidades mundiais tem se tornado o leitmotiv para uma experiência turística. Para alguns fãs, seus ídolos são quase entidades sagradas, por isso, realizar um roteiro turístico biográfico é quase uma peregrinação.
Personalidades das artes, em geral, política e esportes, como Elvis Presley, Michael Jackson, Beatles, Frida Kahlo, Rolling Stones, Pelé, Picasso, Amy Winehouse, Che Guevara, Mandela, Barack Obama e Madonna, dentre outros, são nomes que motivam seguidores que se deslocam aos locais mais significantes de suas histórias para, com isso, ter uma experiência turístico-biográfica. Esses seguidores são denominados de “fã-turista”.
Assim como as biografias, os roteiros turísticos biográficos podem ser: individuais, como o de Mandela; de um casal, como o de Frida Kahlo e Diego Rivera; ou ainda de um grupo de pessoas, como o dos bossanovistas.
Embora comece a estar em evidência, o turismo biográfico ainda é um tema em estágio embrionário. A natureza pioneira desse projeto pede posteriores estudos de caso e aprofundamentos para a consolidação do turismo biográfico.
* Fábio Tomaz é turismólogo (São Paulo-SP)
Contato: fsecretjr2011@hotmail.com
Categorias
Últimas Notícias
Redes Sociais
Assine Nossa Newsletter
Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail: