Presidente da ABAV Nacional faz um balanço sobre a 45ª Feira de Turismo

Publicado em 10/10/2017

Entre os dias 27 e 29 de setembro foi realizada a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e o 48º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo. Para a realização de eventos como esse, a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) foca em um trabalho minucioso de geração de negócios para os seus associados, promovendo capacitações e reunindo, em um só lugar, as maiores operadoras do Brasil, com seus melhores produtos e serviços. Conforme já falamos aqui, o Jornal Em Foco Turismo esteve presente, fazendo a cobertura de todo o evento e conversou com o Presidente da ABV Nacional, Edmar Augusto Bull, que fez um balanço dos três dias de evento e falou a respeito do atual mercado para o turismo.

 

Jornal Em Foco Turismo: Qual o seu balanço dos três dias de feira?

Edmar Bull: A edição deste ano alcançou um saldo muito positivo. Tivemos a participação de 3.100 expositores e pouco mais de 23 mil visitantes durante os três dias de evento. A Vila do Saber – espaço utilizado para apresentações e debates durante a Expo – foi um sucesso. Todo o esforço para a realização de mais uma feira foi válido e fomos bastante elogiados.

 

Cerca de dois anos atrás o segmento do turismo passou por um momento mais delicado. Qual sua avaliação nos dias de hoje?

E.B.: Em relação à crise, o setor do turismo foi o menos afetado. Nós crescemos 5,3% entre 2015 e 2016. Do ano passado para este também tivemos um crescimento em relação ao faturamento. Claro que não foi junto com a nossa inflação e o custo, mas é um crescimento positivo. E este ano, em comparação com o ano passado, no mês de julho, crescemos 15%. Agora, o ano inteiro deve chegar na faixa de 11,5 e 12% no crescimento.

 

A feira é mais voltada para os mercados. Mas, de alguma forma, influencia nas tomadas de decisão ou nas vendas de agências e operadoras para o público final? A feira ajuda a disseminar mais o turismo local?

E.B.: Os nossos pilares são sempre capacitação, tecnologia, treinamento e integração. Se a agência entender isso, ela vai crescer e trabalhar em cima de alguns segmentos focados. Esse é o futuro da agência, a comunicação. E assim temos o retorno se o que estamos fazendo, de fato, está dando certo.

 

Jornal Em Foco Turismo: Quais são as expectativas para a próxima edição?

E.B.: Já são as melhores possíveis. Vamos continuar inovando e crescendo para que também seja um sucesso. A próxima feira vai acontecer entre os dias 26 e 28 de setembro de 2018, e volta para o Anhembi.

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

O jornal Em Foco Turismo é uma publicação da Em Foco Mídia
© Copyright Em Foco Turismo. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX