O misterioso Stonehenge

Publicado em 11/10/2017

Se a humanidade é repleta de mistérios históricos, um dos mais instigantes é o Stonehenge, uma estrutura circular formada por várias pedras de aproximadamente 50 toneladas cada. O enigma que a circunda é comparável ao das pirâmides do Egito. Na planície de Salisbury, sul da Inglaterra (137 km de Londres), localiza-se esse estranho complexo monolítico e monumento pré-histórico mais importante do Reino Unido. A dúvida paira ante a unicidade, já que não há nada semelhante a ele em todo o mundo. Estudiosos não decifraram qual a função da estrutura, que estima-se datar de cerca de cinco mil anos.

A origem do nome vem dos saxões, que a chamavam de grupo de pedras eretas, "Stonehenge" ou "Hanging Stones" (pedras suspensas), enquanto os escritores medievais denominaram-na como "Dança de Gigantes". Muitas teorias foram usadas, entre elas os usos para rituais druidas, cerimônias em homenagem ao Sol, estudos astronômicos, mágicos ou religiosos, e até portal para seres de outros planetas.

Durante séculos o Stonehenge abrigou reuniões de camponeses e nos últimos 90 anos os “Druidas” modernos celebraram o iní- cio do inverno e do verão no local com um festival para milhares de pessoas. Mas, em 1985, as autoridades proibiram os eventos, receosas com a danificação das pedras e da vegetação. Os arqueólogos deduzem que o solo do local sempre foi considerado sagrado, já que nas escavações não se encontra “lixo” arqueológico, mostrando o zelo que os antepassados tinham pela região. Afirmam também, que era usado como calculadora do tempo, ao se confrontar as pedras com as posições do Sol e da Lua.

O lugar é administrado pelo English Heritage e, normalmente, o acesso de visitantes é limitado. O círculo de pedra fica isolado e ninguém pode chegar muito perto. Mas, na noite do solstício de verão, as pessoas podem andar pela construção e acompanhar o nascer do sol sob os ângulos do monumento.

Assine Nossa Newsletter

Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail:

O jornal Em Foco Turismo é uma publicação da Em Foco Mídia
© Copyright Em Foco Turismo. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX