Dia Nacional do Turismo | 8 de maio

Publicado em 08/05/2018

 

O Dia Nacional do Turismo é comemorado anualmente em 8 de maio. A data tem a finalidade de promover e homenagear a pratica do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.Este dia ainda lembra a importância de conhecer e respeitar as leis de cada nação e cultura antes de viajar como turista. De acordo com a OMT - Organização Mundial do Turismo, a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos viajam para fora de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional.

Os brasileiros ainda comemoram o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, que incentiva a pratica do turismo internacional, com o intuito de fazer as pessoas conhecerem novos lugares, culturas e sociedades.


Saiba mais sobre o Turismo

O turismo, de um modo geral, é a atividade comercial que permite com que as pessoas passem um determinado tempo em locais onde não residem. Existem diversos tipos de turismo nos dias de hoje, mas as principais são de lazer e também de negócios. O primeiro tipo de turismo serve para conhecer locais diferentes, enquanto o segundo geralmente está relacionado mas reuniões e encontros comerciais.A quantidade e os tipos de empresa que estão envolvidos no segmento de turismo é bastante variada, compreendendo desde os hotéis até as empresas que oferecem serviços de transporte, passando por demais serviços que estão relacionados com a recepção dos turistas propriamente dito. Determinadas regiões contam com o seu turismo mais desenvolvido, que geralmente são chamadas de cidades turísticas. Um dos principais pontos turísticos do Brasil, por exemplo, é a cidade do Rio de Janeiro, que é reconhecida internacionalmente. Via de regra, os países desenvolvidos contam com o seu turismo mais atuante do que outras regiões.O turismo, como atividade comercial, é considerado como uma atividade recente e contemporânea, que não existia em séculos anteriores. A profissionalização deste setor também é considerada uma atividade recente, uma vez que os cursos de graduação de nível superior são recentes no Brasil.

Dentre os profissionais que atuam nas atividades turísticas estão os agentes de turismo, os profissionais da aviação, da hotelaria, e também funcionários públicos.

© Copyright Em Foco Turismo. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX