Apesar das chamas que consumiram cerca de 500 hectares de uma área dentro do Parque Estadual de Ibitipoca, durante incêndio que teve início na madrugada do dia 28 de setembro e foi controlado na noite desta do dia 29, a unidade de conservação ao público será reaberta na próxima quarta-feira, 7 de outubro. O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 30, pelo diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, Antônio Malard.
Segundo o diretor-geral, o fogo no interior da unidade de conservação foi extinto, mas é feito ainda todo um acompanhamento para que não ocorra nenhuma reviravolta. "Desde domingo, nós temos cerca de 100 pessoas, entre brigadistas, voluntários, servidores do IEF, comunidade, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atuando efetivamente. Tivemos, infelizmente, uma área queimada no interior da unidade de 350 hectares e na zona de amortecimento, de 150.", explicou.
De acordo com Antônio Malard, o serviço de agendamento para visitar o local começa no dia 5 de outubro. "Estamos aptos novamente a reabrir a unidade de conservação ao público já na próxima quarta", explicou.
Durante a coletiva, o IEF informou que realiza uma campanha de conscientização de prevenção a incêndios todos os anos. Conforme o diretor do órgão, é muito importante que sejam realizados trabalhos de comunicação e educação ambiental para mostrar para as pessoas a importância em prevenir os incêndios. "O objetivo é garantir que a população não coloque em risco a unidade de conservação. Prevenir é sempre a melhor ação, porque combater torna-se muito complicado como foi mostrado nessa ação, especificamente, em Ibitipoca."
Segundo o diretor do IEF, cerca de 99% dos incêndios são provocados pelo homem. "Nesse incêndio específico não sabemos se foi intencional ou se foi criminoso, isso precisa ser melhor apurado, mas sempre é muito difícil identificar quem provocou o fogo," finalizou.
Categorias
Últimas Notícias
Redes Sociais
Assine Nossa Newsletter
Receba os últimos artigos e notícias sobre turismo diretamente em seu e-mail: