ABAV-MG faz balanço positivo do Salão do Turismo

Publicado em 19/03/2018

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG) comemora o sucesso da 12ª edição do Salão do Turismo, que aconteceu na última sexta-feira, 16 de março, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, no Centro de BH. Mais de 60 expositores participaram do encontro – considerado um dos mais importantes do setor –, cujo objetivo foi disponibilizar produtos e serviços para o público especializado, sem falar no intercâmbio de informações e de negócios entre os participantes.

De acordo com o presidente da ABAV-MG, José Maurício de Miranda Gomes, o objetivo do evento é fazer com que o associado e o profissional de turismo fiquem atualizados com o que está acontecendo no mercado. O presidente ainda afirmou que a edição deste ano foi uma das maiores já realizadas e o intuito é continuar crescendo. “Mesmo diante de um momento de crise, podemos comemorar. Batemos o recorde no número de expositores, inscrições antecipadas e também tivemos a maior fila de espera para os visitantes que queriam acompanhar a feira. Um ano muito bom para o evento, que está reagindo e saindo de um período delicado nos últimos anos. Estamos conseguindo enxergar oportunidades para que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho”. José Maurício projeta com otimismo o futuro do Salão: “Para o ano que vem esperamos números maiores e mais expositores nacionais e internacionais. É muito importante atrairmos olhares para tudo que existe em Minas Gerais”.

Palestras

As palestras contaram com a presença de agentes de turismo de várias regiões do estado e do país, que focaram em assuntos pertinentes à venda de pacotes de viagens. Entre as apresentações estavam “A importância do seguro viagem”, ministrada por Rogério Esteves, coordenador de vendas da GTA; e a da Setur - Secretaria de Estado de Turismo, que discutiu o mapa gastronômico de Minas Gerais, com Nathalia Farah.

Uma das palestras mais concorridas foi a do Consulado Americano, que explicou as regras e os trâmites para obtenção de visto para os Estados Unidos com as mudanças implementadas pelo novo governo do país, mais rigoroso nessa questão. A tão esperada notícia da implantação de uma representação diplomática americana em Belo Horizonte, que propiciaria tirar o visto sem sair de Minas Gerais, não veio, pois, apesar de aprovado,o projeto não tem previsão de instalação.

A explanação sobre os atrativos turísticos da Bahia também despertou muito interesse, mostrando que a aposta do governo baiano valeu a pena, pois o estande da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia)  era o maior do Salão, ao lado do de Minas Gerais, como não poderia deixar de ser. Foram apresentadas as 13 zonas turísticas do estado, que contemplam destinos para todos os gostos, como praia, campo, cultura e gastronomia, além das conhecidas cordialidade e hospitalidade do povo baiano.

Para Luiz Castro, gerente de mercado da Bahiatursa, o Salão da ABAV-MG é de extrema importância. “Pra nós, baianos, é imprescindível participar de eventos como esse em Minas, visto que Belo Horizonte e todo o estado são grandes emissores de turistas para a Bahia. Não podemos deixar de estar em qualquer evento de turismo que aconteça na capital mineira. A feira está sendo muito legal e durante a minha palestra de capacitação sobre o estado da Bahia e suas ondas turísticas, fiquei bastante impressionado pela quantidade e a qualidade do público presente”, conta.

O Jornal Em Foco Turismo esteve presente mais uma vez e pôde perceber o crescimento do Salão, as oportunidades de negócios e as boas parcerias firmadas. Mais informações: abavmg.com.br

 

© Copyright Em Foco Turismo. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX