10 maiores países do mundo

Publicado em 31/05/2015
Você sabe quais são os maiores países do mundo? Conheça a seguir a seleção dos 10 maiores países em extensão territorial do planeta. O Brasil faz parte desse ranking e é um exemplo nítido de como a diversidade cultural e econômica tende a aumentar conforme o tamanho do país.


1. Rússia

A primeira posição de maior país do mundo é da Federação Russa, com 17,08 milhões de km², cobrindo mais de um nono da área terrestre. De leste a oeste, o país faz divisa com 14 países e atravessa dois continentes: Europa e Ásia. É também o nono país mais populoso do mundo.


2. Canadá

Considerado o maior país da América, o Canadá tem 9,98 milhões de km², se estendendo do Oceano Atlântico ao Pacífico. O país faz fronteira somente com os Estados Unidos e, apesar de extenso, tem uma população pequena, com densidade demográfica baixa.


3. China

Ocupando a posição de bronze, a República Popular da China, como é oficialmente chamada, conta com uma área de 9,6 milhões de km² e é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhões de habitantes. Está localizada na Ásia e faz divisa com 14 países. É uma república socialista e tem como capital a cidade de Pequim.


4. Estados Unidos

Além de ser uma potência mundial, os Estados Unidos ocupam a quarta posição de maior do mundo, tendo ainda a terceira maior população. Está localizado na América do Norte e faz fronteira com Canadá e México. O Alasca e o Hawaii foram anexados ao seu território.


5. Brasil

Nosso país é o maior da América do Sul e ocupa o quinto lugar entre os maiores e também é o quinto dos mais populosos do mundo, com 203,429,733 pessoas em 2011 e uma estimativa de alcançar até 260,692,493 em 2050. Com uma extensão territorial de 8,55 milhões de km², também é o terceiro maior das Américas.


6. Austrália

A sexta colocada é a Austrália, com 7,68 milhões de km². Considerada ilha e massa continental, está localizada na Oceania e é conhecida como a terra dos cangurus. Não faz divisa terrestre com nenhum outro país, mas está próximo à Nova Zelândia e à Ilha de Nova Caledônia.


7. Índia

Com uma área de 3,29 milhões de km², a Índia possui o maior número de falantes de língua inglesa do mundo e uma densidade demográfica de mais de 300 habitantes por km². O país sofre com a má qualidade de vida e elevada taxa de pobreza, onde a maioria das pessoas vive abaixo da linha da pobreza. É ainda o segundo país mais populoso do mundo.


8. Argentina

Os “hermanos” ocupam a oitava posição da lista com uma área de 2,78 milhões de km². Localizada na América do Sul e conhecida como a terra do tango, faz fronteira com quatro países: Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai. É também o quarto maior das Américas.


9. Cazaquistão

A nona posição é ocupada pelo Cazaquistão, com 2,72 milhões de km². Localizado na Ásia, com pequena parte europeia, o país já pertenceu à extinta União Soviética. É o quarto maior país asiático e faz fronteira com China, Rússia, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

10. Argélia

Com uma extensão territorial de 2,38 milhões de km², a Argélia ocupa a última posição desse ranking. O país está localizado no norte da África (o maior continente do mundo). Faz divisa com sete países: Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Mali, Níger e Mauritânia.
 
© Copyright Em Foco Turismo. Todos os direitos reservados.
desenvolvido por SITEFOX